Minha Pele

Meu nome é Maria, nasci em 1981 (então, nesse ano de 2014, completei 33 anos).
Hoje a minha pele tem rosácea sob controle, com poucas crises. Hoje em dia, na maior parte do tempo, a minha pele é mista, ou seja, oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e normal no restante.
Mas, no rosto todo de forma geral, ela é extremamente sensível (sempre!). Essa característica faz com que ela oscile bastante entre uma pele muito oleosa até uma pele extremamente seca e descamativa. São pequenas mudanças climáticas ou mudanças de cosméticos que provocam essa oscilação.
.
Veja abaixo a foto da minha pele num dia "bom", levemente irritada, se recuperando de uma crise.

Nesta foto, a minha pele está só com o protetor solar (incolor).

Em dias de crise da rosácea, ela fica muito vermelha, especialmente nas bochechas. A sensação é de queimadura na pele, de ardor, de um calor pulsante e desesperador. :(
.
Na adolescência, tive uma pele muito oleosa e com acne. As espinhas eram numa quantidade muito acima da média. Na época consultei com alguns dermatologistas, fiz diversos tratamentos tópicos (segui religiosamente as recomendações médicas por meses) e nenhum tratamento se quer amenizou a situação. Quando finalmente, encontrei uma ginecologista que diagnosticou a síndrome dos ovários policísticos. Então, comecei um tratamento com um anticoncepcional específico e a minha vida mudou da água para o vinho! Desde então, a pele ficou limpa, sem espinhas e com oleosidade controlável.
.
Em 2006, tive a minha primeira crise de rosácea. Na época, eu morava numa cidade muito úmida e de temperaturas extremas (no inverno, 0 grau e, no verão, 40 graus). Procurei uma dermatologista e ela diagnosticou como rosácea. Fiz o tratamento religiosamente por meses e não obtive melhora. Ela trocou os medicamentos e cosméticos várias vezes e nada de amenizar!
.
Em 2007, nova crise. Aí, eu estava morando numa outra cidade de clima mais seco, mas ainda com temperaturas extremas (de zero a 40 graus). Procurei outra dermatologista e a história se repetiu. Meses de tratamento, troca de medicamentos e cosméticos por várias vezes e nenhuma melhora...
.
Fiquei tão desanimada em não ver melhoras na minha pele... e também fiquei desapontada com o grande investimento de dinheiro (consultas e tantos produtos caros! Quando um não funcionava, a médica trocava por outro, por outro, indefinidamente... eu via o dinheiro literalmente indo pelo ralo). Pode ser que eu não tive sorte com as médicas que me atenderam, mas, também é verdade que ainda hoje não se sabe exatamente as causas da rosácea (há suposições, suspeitas... e quando lemos a lista de possíveis causas, dá para dizer que qualquer coisa pode ser a causa!) e não se conhece um tratamento único que sirva para todas as pessoas com rosácea.
.
Percebo que a minha pele vai se modificando com os anos, com o clima da cidade que estou, com os produtos que uso... então, me parece que os testes do que combina com a minha pele vão ser para sempre. Os produtos que são bons para minha pele hoje podem não ser tão bons amanhã...
.
Hoje estou morando numa cidade de clima ameno (no inverno, faz 15 graus e, no verão, faz em média 30 graus) e seco. A minha pele está sob controle e, por isso, não estou fazendo tratamento com dermatologista. Há dias em que a minha pele se "rebela" com a rosácea. Aí, recorro a algum creme especial e, em poucos dias, a situação acalma. E vamos seguindo o barco! Quero compartilhar neste blog a minha experiência pessoal, os meus acertos e erros com protetores solares e outros cremes para conviver com a rosácea.
.
Se você tiver algo a compartilhar sobre a rosácea, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário. ;-)
.

3 comentários:

  1. Oi Maria. Também tenho rosácea. Sua história até se parece com a minha, apenas não mudo tanto de cidades. Também já gastei e gasto muito com minha pele. Que bom encontrar seu blog. Atualmente estou usando os produtos da Avène, mas ando acreditando que ainda não são ideais, apesar de muito bons. Vamos manter contato. Abraço! Jane

    ResponderExcluir
  2. Oi. Também tenho rosácea. na minha pele forma umas borbulhas e pinica.
    Uso toda santa noite o creme Azelan. Acho esse creme 10, minha rosácea esta super controlado.
    Agora estou usando o protetor solar Avene para pele sensivel.
    Ursula

    ResponderExcluir
  3. Bom também descobria pouco tempo que tenho rosácea. Ja desconfiava...FUI A UMA DERMATO E ELA CONFIRMOU MINHAS SUSPEITAS ATUALMENTE ESTOU TOMANDO UMA MEDICAÇÃO DE USO ORAL QUE PARECE ESTA DANDO CERTO (TETRALYSAL) USADO NO TRATAMENTO PRA ACNE. SO PODE SER ADQUIRIDO COM RECEITA MEDICA, MUDEI MEU ANTICONCEPCIONAL PORQUE NA VERDADE DIZEM QUE PELE COM ROSÁCEA NÃO PODE TOMAR ANTICONCEPCIONAL MAS, NÃO POSSO... TEM QUE FAZER USO DESSE MÉTODO.
    PRODUTOS QUE ESTOU USANDO
    SOLUÇÃO MICELAR BIODERMA
    Regenerage DERMAGE
    SABONETE SÃO 3 NO MOMENTO
    LA ROCHE PELE OLEOSA/SENSÍVEL EFACLER
    PROFUSE NUTREL
    Dermotivin Soft PELE SECA/SENSIBILIZADA
    PROTETOR SOLAR - Photoage Mineral Color Fluido FPS 50

    JA ESTAVA ASSIM A UNS MESES E AGORA E O QUE PARECE TA RESOLVENDO OU CONTROLANDO UM POUCO.

    ResponderExcluir